Greve em Vancouver

Há cerca de um mês, estamos sendo feitos de refém pelos funcionários públicos de Vancouver.

Coleta de lixo, biblioteca, piscinas, centros comunitários, creches, acampamentos de verão, escolas, todos parados à espera de um acordo. Eles pedem um contrato de 5 anos, com 17,5% de aumento (nota da redação: queria eu ter um aumento destes!!). Agora, vazou na imprensa um email entre os líderes do sindicato, propondo prolongar a greve o mais rápido possível para negociar bônus.

A maioria dos municípios na região de Vancouver chegou a um acordo. Em Richmond, o acordo foi decidido em dois dias e não houve greve. O mesmo com Burnaby, por exemplo.

Vendo a caçamba de lixo lotada, com sacos caindo pra fora, livros a serem devolvidos e livros a serem retirados (ei, eu uso a bilbioteca pra estudar), a academia fechadas e crianças sem os daycamps de verão, eu pergunto: bônus e aumento pra quem? Já não basta os impostos todos? Eu não ganho aumento, não ganho bônus. E provavelmente posso ser demitida se pensar em greve.

O grande problema da greve é que a prefeitura quer que o contrato vá até o término das Olimpíadas de Inverno de 2010. Obviamente, se isto acontecer, os trabalhadores sairão perdendo pois já não será do interesse do Governo em manter aumentos, já que até lá, as Olimpíadas já terão terminado. Mas, cá entre nós, já era para esta greve ter acabado a muuuito tempo. Ficam os dois lados jogando culpa um no outro e a gente?

Um clube de alta classe estava oferecendo serviço de coleta para seus membros por $5/coleta. Pra quem já pagou mais de CAD$40.000,00 só pra se associar, isto não é nada. E o que o sindicato fez? Foi fazer piquete na frente do clube pra proibir isto. Ora, se eles não fazem o serviço, alguém há de fazer, não é mesmo? Ai, eles vêm dizer que isto não é justo para a “causa” deles e para quem não tem como contratar serviço de coleta. Yeah, right…

Agora, a biblioteca: estou com livros pra devolver e teoricamente teria outros para pegar. Cadê? Nem o site deles tá funcionando por causa da greve, já que quem mantém o site no ar, também está sentado na escadaria da biblioteca, com uma placa no pescoço, tomando sol.

Ah, fala sério! 😦

Advertisements

2 thoughts on “Greve em Vancouver

  1. Greve é mesmo uma droga, atrapalha a vida de todo mundo. Aqui no Brasil, já tive que refazer todos os meus planos duas vezes, depois de enfrentar greves de 3 meses onde eu estudava. É nessa hora que o governante bom administrador tem que saber negociar para minizar esses prejuízos e chegar num meio termo.

    Só que tá demorando pra isso aocntecer por aí, né?

    Beijo,

    Camila.

  2. estou morando aqui em vancity a pouco tempo e desde de que cheguei nao vi sequer um gari….as ruas imundas, o lixo da minha casa ja ta fazendo nojo!!! para tudo que vc compre vc tem que pagar uma taxa absurda, cade o dinheiro prefeito? pra falar a verdade acho que eles nao resolvem esse problema por interesse proprio…ainda querem fazer olimpiadas aqui…quero so ver como isso vai acabar…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s