Validando diploma em BC

Para validar o diploma em British Columbia, você deverá usar os serviços do ICES – International Credential Evaluation Services, que funciona através do BCIT (British Columbia Institute of Technology)

Você pode mandar os documentos pelo correio ou ir pessoalmente no escritório deles em Burnaby ou downtown Vancouver. Eu fui pessoalmente pois não confio mandar informações de cartão de crédito via correio canadense.

Você vai precisar de:

  • Histórico Escolar
  • Diploma, Certificado ou Atestado de Conclusão de curso

Original em português e tradução em inglês + cópia de cada folha (não esqueça das cópias, senão eles vão cobrar CAD$20 a mais).

Estes documentos podem ser considerados da seguinte forma:

Originais: são os documentos que a sua faculdade/universidade lhe deu; os que você tem agora, na sua mão.

Oficiais: são os mesmos documentos, porém enviados direto da sua faculdade para o ICES, em envelope lacrado. Pode ser em português, caso a sua instituição não tenha serviço de tradução (a grande maioria).

Eu mandei os originais, mas como nunca pedi meu diploma, só tenho um atestado de conclusão de curso. Eles pediram mais documentos, os oficiais, que tiveram de vir direto da minha faculdade. Eram exatamente os mesmos, mas no envelope lacrado da Cásper Líbero.

Antes de enviar os documentos, você tem que se decidir qual será a utilização desta validação: você vai fazer algum curso específico ou é pra uso pessoal, por enquanto?

Se for algum curso específico, você deverá ver aqui quais são os documentos necessários para o curso que você pretende fazer:

http://www.bcit.ca/ices/apply/organizations.shtml

Caso seja pra uso pessoal, é mais simples. No formulário, eles pedem qual o tipo de report que você quer e pra quê.

Se for para curso, basta marcar o programa que tem na lista.

Do contrário, na table 2, só escrever “basic” ou “comprehensive” (dependendo do que você quer) e se é pra employment ou further education.

Eu coloquei further education e não precisei especificar qual programa.

O basic report custa $125, e o comprehensive, sai $225.

O report leva cerca de 4 semanas para chegar, caso seus documentos estejam certinhos.

Eles vão mandar os documentos todos de volta e você pode escolher se quer pelo correio normal ou se quer por fedex (sai $25 a mais, estando dentro do Canadá).

Caso venha algum documento errado, você pode pedir pra eles arrumarem e eles fazem na hora e te mandam outro report (o meu sobrenome veio com um erro de digitação e eles tiveram que corrigir).

Se você fizer o pedido pessoalmente, pode pagar em dinheiro, débito, crédito, travel cheque, qualquer coisa.

Uma consideração: esteja preparado para o que vier no seu report. Eu já imaginava o que eles considerariam ou não, então não foi surpresa.

A minha validação saiu como tendo “3-year bachelor degree in journalism”, ao invés de 4. Eles consideraram o 1o. ano da faculdade como Grade 12, já que muitas matérias como filosofia, antropologia, fotojornalismo, jornalismo básico I (que eu tive no 1o. ano da faculdade), são matérias eletivas aqui.

Eles consideraram ainda o seguinte: eu tenho 15 de educação formal (11 até colegial + 4 de faculdade), mas aqui seriam 16 anos (12 de escola + 4 de faculdade), então eu fico “devendo” 1 ano.

Pelo menos, pro programa que eu quero fazer, estes 3 anos de bacharelado estão válidos.

O endereço deles é:
3700 Willingdon Avenue, Burnaby (próximo ao Metrotown, mas tem que pegar um ônibus)

Em downtown, você leva no BCIT:
555 Seymour Street (ao lado da Granville Station, saída pela Dunsmuir, tá do outro lado da rua).

Tel: 604-432-8800
Horário de funcionamento: das 8h30 às 12h (Pacific Standard Time)
www.bcit.ca/ices
icesinfo@bcit.ca

Advertisements

6 thoughts on “Validando diploma em BC

  1. Oi Fernanda,
    já acompanha seu blog ha um tempão… e as infos que vc tem colocado aqui tem sido muito valiosas. Por exemplo essa de validação de diploma. Sempre tive dúvidas quanto a isso e não sabia muito bem como funcionava!
    Muito boa sua explicação.
    Eu faço faculdade de Publicidade e me formo no meio do ano que vem… Pretendo ir p Vancouver em Setembro de 2008.
    Qq coisa podemos trocar idéias?
    abraços,
    Patricia

  2. Obrigado Fernanda.

    Uma pergunta: Você poderia me indicar um tradutor que possa fazer essas “certified translations” português/inglês aqui em Vancouver?

    Obrigado,
    Leonardo.

  3. Patrícia: Fique à vontade para aparecer sempre que quiser por aqui! 🙂

    Leonardo: Aqui em Vancouver há 3 tradutores conhecidos:
    Marco (604) 875-6052
    Nelson (604) 448-9140
    Tomaz (604) 465-6128

    O Marco é o mais conhecido e é juramentado, mas você pode tentar o Nelson ou o Tomaz.

  4. Oi Fernanda!
    Parabens pela qualidade das informacoes disponiveis no seu blog. Elas sempre sao alento para quem esta planejando “queimar navios” .
    Voce tem conhecimento sobre as opcoes e sobre a qualidade/aceitacao de curso a distancia realizado em instituicao canadense?

    Um abraco,
    Anat

  5. O seu blog é muito bom.

    Tenho uma dúvida referente a esta validação.

    Minha mulher vai fazer um “intercambio” do PHD dela ai em vancouver por um ano.

    Eu como acompanhante ganho visto de trabalho por 1 ano (que é o periudo que ela ficará em Vancouver).

    Esta validação vc acha que poderei fazer para trabalhar nesse periudo de 1 ano?

    Ou somente serve para continuar estudando? A validação serve tb para poder trabalhar?

    Abraços,
    Diego.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s