O novo Eldorado dos brasileiros?

A Globo resolveu fazer uma série de reportagens sobre o Canadá. Assisti somente à primeira da série e foi o suficiente…

Será mesmo que é tão fácil de vir pra cá? Estudantes que vêm pra ficar um mês, mas já vêm com a intenção de trabalhar ilegalmente, pessoas que pagam “atravessadores” para ajudá-los a cruzar a fronteira para vir pra cá.  E um ou outro que se “atreve” a querer vir da maneira correta e legal. E dá-lhe apoio ao “jeitinho”….

Eu bem sei que imigrar para o Canadá não é um mar de rosas, mas quando vejo matérias no estilo sensacionalista (o que mais pode ser?), me dá medo.
Este tipo de matéria só faz trazer uma enxurrada de gente totalmente perdida querendo vir para cá sem um mínimo de educação (educação neste ponto, não é questão de faculdade ou o que quer que seja, mas educação no sentido de buscar entender e conhecer o local para onde você está indo, aprender a língua do local, saber o que é necessário… este tipo de educação).
Ontem mesmo tive uma pessoa no Consulado Brasileiro ligando para saber como fazer pra vir pro Canadá. E a pessoa não sabia nem pra que país ela estava ligando. Isto só mostra como matérias deste tipo (um lixo, sinceramente), aumenta o desespero daqueles que querem sair do país a qualquer preço (e dá-lhe coyotes aí!)….

Em tempo:

Dia 22 de fevereiro estou comemorando 5 anos de Canadá! 🙂

13 thoughts on “O novo Eldorado dos brasileiros?

  1. Fernanda

    Parabéns pelos 5 anos de Canadá e realmente a reportagem da Globo foi tendenciosa e muito mal feita.
    Com certeza muitos vão achar que é fácil imigrar ilegal para o Canadá e os vistos para intercâmbio tendem a ficar mais difícil.

    Abração

  2. Até tu? Aqui em Toronto tá todo mundo indignado com essa matéria tb pra lá de mau gosto.
    Até minha mãe que só sabe das coisas que conto pra ela achou a reportagem sem noção.
    É claro que depois disso choveu e-mail pra mim dizendo que viu a reportagem no JN e quer saber mais sobre o Canadá.
    Sem comentários!
    Bjs

  3. Nem fale disso! Estão todos revoltados. Claro, todos aqueles que já conhecem razoavelmente o país e sabem que o processo de imigração não é aquilo, nem perto.

    E tem gente feliz da vida por aí dizendo que vai pro Canadá porque viram no jornal nacional que não precisa ter curso superior! Que tal? Essas pessoas não devem nem saber onde o Canadá fica no mapa!

    O Consulado do Canadá no Brasil, na minha opinião, devia tomar alguma providência em relação a isso porque isso não contribui em nada para o país, pelo contrário.

    Parabéns pelo aniversário canadense!!!

    Beijo,

    K.

  4. Parabéns pelos 5 anos.
    E como está no novo emprego? É no consulado brasileiro? A um tempo atrás vc falou que ia comentar sobre boas escolas de língua inglesa aí em Vancouver. Quais são as que vc recomenda.

    Abraços

  5. Oi fernanda!
    Muito legal o seu site! 🙂
    Minha primeira visita!

    Já morei na austrália por 4 anos, e agora estou me preparando pra enviar meus papeis pra fazer o visto, e me vem essa reportagem na TV. ARGH!!!!!!!
    Era só o que me faltava…
    Vai chover pedidos sem pé nem cabeça no consulado.. 😥

    Anyway, just wanted to say hi!

    /Martina

  6. Fernanda,

    Tenho acompanhado o seu blog tem um tempo… parabéns pelo ótimo conteúdo!
    É realmente triste saber que esses sem noção podem vir a prejudicar muita gente “bem intencionada” com relação ao Canadá… dificultando vistos de estudantes, atraíndo para o CAN gente “sem noção”…

    Abraços,

  7. Oi Fernanda,
    conheço seu blog já ha alguns anos e venho aqui de vez em quando. Nem tinha visto muita repercussão sobre essa matéria, mas agora que você falou, tenho que comentar. Fiquei revoltada quando vi!! Quero ir para o Canadá ha uns 4 anos, mas vou me formar primeiro e vou fazer um curso de inglês em Vancouver, quem sabe mais tarde uma faculdade ou pós. E todos que me conhecem falam “nossa, mas é tão fácil ir pro Canadá…” Pura ilusão. E este tipo de matéria só ilude mais as pessoas. Quem pesquisa e sabe pelo menos um pouco sobre o processo sabe que não é assim! Não mesmo. Aquela matéria me irritou profundamente. Assim como deve irritar quem está aí e passou por tanta dificuldade pra conseguir.
    Parabéns pelos 5 anos de Canadá!!!
    E parabéns pelo blog, está demais! Principalmente as informações e comentários! rss
    Um abraço,
    Patricia

  8. Parabens pelos 5 anos Fernanda,

    Li todoooo o seu blog anterior desde 2006 e fiquei muito empolgado com sua historia !
    Tenho 23 anos sou formado em comercio exterior e Dia 22 de março estou voando para Vancouver, ficarei 5 meses estudando e espero algum dia chegar nessa mesma posição que você legalmente.
    Um abraço
    Rafael

  9. Ola…Parabéns tb! ^^

    Achei teu site por acaso! Sou um fascinado pela lingua inglesa! Tenho visitado mto o site Vancouver para Brasileiros. E me apaixonei pela cidade! Pelo clima e estilo de vida!

    Confesso que não sei muita coisa ainda de Vancouver. Mas quero ficar por dentro de tudo antes de fazer uma viagem de estudos.

    A respeito da reportagem da GLOBO, eu digo que eu ja estava indignado qdo assisti a reportagem da RECORD! Agora eu ate desisti de viajar por esse ano!

    Foi o maior balde de água fria que levei!

    Infelizmente, eu torço para que o Canadá feche as portas…pelo menos ate a poeira abaixar. Por que senão, com o tanto de brasileiros sem noção e cultura que vão invadir o país, vai destruir todas as cidades. E o pior, vão generalizar, dizendo que brasileiros são a pior raça que existe!

    Abçs!

  10. Fernanda,
    olá!
    Meu nome é Mária, sou enfermeira e estou indo, a princípio dia 05/7 p/ Vancouver p/ estudar inglês junto c/ minha irmã q está terminando a faculdade de informática.
    Estou em contato c/ um site chamado “vancouver para brasileiros” e eles estão c/ preços mto bom p/ uma escola chamada VEC. Estou a procura de referências tanto qto a este site qto a esta escola. Vc pode mandar alguma reposta pro meu e-mail??? Por favor!!! Desde já mto obrigada. Abçs e felicidades!

  11. todo mundo quer ir pro canada vao contaminar o país desse jeito vai atrapalhar quem realmente quer ir pra estudar como eu.
    imagine esse povo chegando sem cultura nosssa nem quero ver .
    mais eles irao ser deportados, pois é bem dificil entrar no país.
    e o pior mau sabem que precisa de uma boa grana pra viajar.

Leave a Reply

