Tem uma cigarra no meu ouvido….

Há meses que um sonzinho vinha me irritando, um zumbido semelhante ao da cigarra. Mas, distraída que sou, sempre achei que era o som do encanamento, do computador, da rua, qualquer coisa do gênero.

Até que eu, na hora de dormir e irritada, comentei com o Kam se o barulho não o incomodava.”Que barulho??? Não sei do que você está falando…”

Ai pronto, já achei que tava ficando doida, com alucinações auditivas. Fiz um teste e tampei o ouvido. E a cigarra continuava cantando lá dentro.

Vira pra cá, vira pra lá e nada de diminuir o som. No silêncio, ele fica ainda mais alto.

Fui pesquisar. Gato escaldado, sabe como é, já que eu tenho deficiência auditiva e não quero comprometar o que eu tenho.

Tinnitus.

Já ouviu? Eu não. Caracteriza-se pelo zumbido constante no ouvido. Pode ser o som de uma cachoeira, uma cigarra, um grilo, martelada, qualquer coisa. Mas não vai embora. Dá pra camuflar com algum outro som, baixinho, que ajude a mudar o foco de atenção, mas está sempre lá. Pode ser causado por som muito alto (sabe aquele zumbido de quando a gente sai de um ambiente muito barulhento), perda auditiva, infecção ou não ter causa definida (perfeito!)

Semana que vem vou na médica ver isso. Mas que é uma dor-de-cabeça, isto é. Principalmente na hora de dormir. A expressão “durma com um barulho destes” ganhou um novo significado pra mim.
28 thoughts on “Tem uma cigarra no meu ouvido….

  1. Que droga… compra um daqueles aparelhinhos de white noise que deve ajudar na hora de dormir, pelo menos.

    Espero que a médica tenha uma solução simples!

    Boa sorte,

    K.

  2. Tenho até vergonha de dizer que eu ainda não tinha entrado no seu blog, ainda mais porque eu gostei bastante dele!
    Mas não faz mal. Agora já adicionei no meu blog e vou fazer visitar com mais frequência (eu sempre uso os links do meu blog para acessar os blogs de outras pessoas).
    Ah, e boa sorte com o seu zunido. De vez em quando, do nada, no trabalho, parece que “muda a pressão” e eu começo a ouvir um apito em alta frequência, que eu sei que ninguém mais está ouvindo e por isso eu tento desencanar e tocar a vida com aquele zunido chato.
    Mas não chega a ser um grilo e não está por perto todos os dias, só de vez em quando. Até hoje, para falar a verdade, eu não posso dormir com sons repetitivos que eu fico doido, quando eu era criança eu tinha um relógio de ponteiro no meu quarto, a quartzo (não com corda), mas o ponteiro dos segundos fazia um tec-tec que em dois minutos virava o barulho de uma serra, e eu achava que tinha alguém serrando a porta do quarto.
    Outra vez, na casa da minha vó, tive que pegar o maldito relógio à corda, colocar dentro de um pote de plástico, colocar dentro de uma panela, colocar no armário, fechar o armário e a porta do quarto, que eu não conseguia dormir.
    Acho que é todo mundo doido mesmo.
    Abraços, Ravi.

  3. Ola, você descobriu do que se trata, eu tenho a mesma coisa, as vezes acho que vou ficar louca antes de dormir…
    Se tiver algum diagnostico… eu nao estou morando no brasil, e os medicos aqui sao muito dificeis de compreender

  4. Eu estou passando pelo meso problema que vc. Eu de vez em quando tb ouvia esse barulho e pensava ser da rua. Foi na ante-vespera do Natal que ouvi um zunido bem alto estando em uma loja e desde então ele não vai embora. As vezes ele muda de ouvido ou desaparece por alguns minutos. No silêncio então… Espero que vc encontre solução de coração.Estou orando por mim e incluirei vc em minhas orações. E qd eu tiver meu diagnóstico te direi. Tenha um bom Sábado!

  5. Oi pessoal, eu tbm estou com este problema e esta me encomodando muito,principalmente na hra de dormir,fico ouvindo esse zunido, ai tenho q ligar a tv baixinho pra abafar um pouco o zunido,gostaria de saber se alguem ja encontrou a cura, vi em outros sites q esse zunido pode ser provido de sons muito altos,infeccoes,ma circulacao sanguinea ou ate mesmo tumor,por favor se alguem ja descobriu alguma cura passe pra mim,podem ate me contatar no meu email.(smbronco@hotmail.com)

  6. hoje graças a Deus, não amanheci com este zumbido, eis o porque: “há tres dias que ele estava me perseguindo, então naveguei em vários sites, e ontem fiz uma dieta. 1. deixei de comer depois da meia noite e deitar; ha uns treis dias todos os dias estava comendo depois da meia noite e deitando; segundo tomava café o dia todo, ontem tomei café somente de manhã; e terceiro fumava demais, diminui pela metade a quantidade de cigarro. Hoje não estou sentindo nada, espero que esta dieta talves resolva o de vocês também.

  7. No meu caso, o zumbido é de Tinnitus, e é algo persistente. No seu caso, provavelmente foi algum som alto ou algo assim pois ele não some do nada. Em tempo: não como tarde da noite, não tomo café e nem fumo ;).

  8. Fernanda Tem Alguma Coisa a Ver Com Infecção De garganta .. ? Se Tive Coloca Depo Ai então me add…! email ai ja mandei..Abç!

  9. Gente.. achei que só eu erra meio doido. rsss.. brincadeira.. eu a mais de 3 anos vivo com as cigarras na minha cabeça.

  10. tenho tinnitus há 1,3 ano. Fiquei desesperado no inicio e até hoje ainda não consigo suportar o zzzz . Passei por vários médicos e pra dizer a verdade o zzzz é algo ainda é um tanto incompreensível pela medicina . Um bom conselho é ter esperando de se achar a causa do seu tinnitus e falar com DEUS.
    Abraços.

  11. Eu tenho esse troço, mas convivo bem com ele porque acho interessante. No meu caso só ouço grilos (não sou “grilado”!!!). Por ser interessado, consigo identificar vários tipos de grilos (vários tipos de sons): contínuos, interrompidos curtos, interrompidos longos, mais agudos, mais graves, etc. Fico imaginando se não se trata de um ruido de fundo do ambiente em volta. Fico imaginando, também, se eu o ouviria estando na Lua. Se eu ouvir estando na Lua, então sou “grilado”!!!! Consigo conviver com ele e consigo desligá-lo, bastando tirar o foco dele, pensando em outras coisas ou fazendo alguma atividade. Quem sabe é o ruindo de fundo do Big-bang…

  12. nossa estou ultimamente com ese mesmo problema!
    é ruim de mais..mais a dias atraz fui num evento e fiquei muito perto da caixa de son ..será q pode ter sido pelo son muito alto??
    alguém sabe se com o tempo isso passa??
    não estou consiguindo dormir é quasse q insuportavel quanto mais tem silêncio no ambente mais alto o som de cigarras no meu ouvido….

  13. sou mais um com o som de cigarras no ouvido, percebi a poucos tempos não sei se começou agora ou sempre tive isso, nem sei como é ficar sem esse som, mas sei q. incomoda.

  14. é.. pelo visto, não sou o unico. meu barulho começou com um leve “tss” tipo som da pressão que da pra fazer com a lingua nos dentes cerrados, 2 semana depois o barulho evoluiu pro som de uma cigarra, é bem baixo mas a noite fica muito perceptível, bom.. eu passo quase que 18 horas por dia trabalhando de headfone (ouvindo musica) e tenho uma mania idiota de limpar os ouvidos todos os dias, isso deve ter gerado esse problema. faz mais de um mês hoje, ja li de tudo, acho que até os médicos tem uma dificuldade em diagnosticar isso, pelos relatos que lí, não to muito esperançoso que o barulho suma logo, recentemente descobri que o barulho some quando eu tapo os ouvidos com o dedo ou com aqueles fones internos (sem som). a ideia em si de um barulho interno e constante assusta muito, mas é so desfoca-lo e deixar que seu organismo o corrija, Li em algum lugar que a alimentação errada é um fator, a minha é totalmente errada, to tentando mudar agora..rs

  15. Estou com o mesmo problema, já faz quase 1 semana. Ele diminuiu durante 1 dia ou 2 e depois voltou. Agora mesmo estou ouvindo. E interrompe o sono à noite. O barulho que eu ouço é um som bem agudo, como se fosse aqueles ruídos de alta frequencia. Incomoda muito e me preocupa muito também. Eu também tinha o mau habito de ouvir musica com fone em volume muito alto.

  16. Fernanda,

    Sou de São Paulo, mas estou de férias aqui em Teixeiras, região de Viçosa em Minas; e de uns 6 ou 7 dias estou com essa “zuada” em meus ouvidos…igualzinha à que você relatou…

    Confesso que já senti isso anteriormente, mas a coisa meio que desaparecia…porém, desta vez, por estar no “interior” onde a calma reina total, a coisa ficou bem perceptível e auditiva !!! E como não é época ou tempo de cigarra, apesar de ter até visto uma e até cantou um pouco, acabei constatando que estou com o referido problema.

    Agora, é chegar em São Paulo, procurar o médico e acompanhar esse fórum entre outros, pois esse é o primeiro que encontrei pelo Google, e ver no que vai dar ou ouvir no que vai dar né ?

    Qualquer novidade sua ou de outros, por favor, podem me escrever: paulinhomeira@estadao.com.br

    Obrigado e sai zuadaa!!!!

    Paulinho Meira

  17. Boa noite….

    estou passando pra deixar meu comentario.
    Eu tambem sinto esse barulho como se fosse varias cigarras , fazendo a festa na minha cabeça, já fui em varios medicos , eles me passaram rivotril, ginko biloba 120mg,flunarim,labirim, enfim varios remedios já fiz uma ressonancia magnetica na cabeça e nao deu em nada, acho que deve ser estress devido as preocupaçoes pq quando eu viajei os zumbido diminuiram ai eu voltei e eles tbm vinheram junto ,nao sei o que fazer, eu achava que era no ouvido mas na verdade é na cabeça, agora um fato que me chamou atençao , eu tomei um banho e passei a toalha varias vezes no rosto pra cima e pra baixo tipo enxugando meu rosto mas colocando força ai quando a toalha chegava na regiao da testa que movia o couro da testa eu sentia o mesmo barulho que eu sinto na cabeça… faça o teste … passe a toalha na cabeça subindo e descendo com força no rosto.

    aqui esta meu msn

    italo_brilhante@hotmail.com
    boa noite!

  18. NÃO VEJO AHORA DE ACABAR COM ISSO!!! ATÉ NA HORA DE TRANSAR, A CIGARRA ESTÁ INTRODUZIDA DENTRO DO MEU TÍMPANO.
    MAS, DE ACORDO COM ALGUMAS PESQUISAS VIA NET, O ÓLEO DE ABACTE AJUDA A ELIMINAR ESSE TREM!!!.

Leave a Reply

