Eleições 2008 – Como justificar?

Quem está no Canadá e não transferiu o título, deve justificar a ausência nas eleições deste ano. Isto vale para tanto para quem está aqui temporariamente (estudos/turismo/trabalho) quanto para quem é residente permanente.

Como fazer? A justificativa é muito simples e facilitará muito a sua vida na hora de renovar o seu passaporte (90% dos problemas em relação aos documentos pedidos é devido à falta de comprovante de votação).

Se você não votou nas últimas eleições, cheque qual é a situação do seu título no site to Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu Estado.

Cidadãos brasileiros que tiverem domicílio eleitoral no exterior, não precisarão justificar ausência nas eleições municipais que acontecerão em 05/10/2008 (1o. turno) e 26/10/2008 (2o. turno).
Entretanto, aqueles que não transferiram o título eleitoral para o exterior deverão justificar a ausência junto ao cartório eleitoral onde estão inscritos.

A justificativa eleitoral pode ser apresentada nos 60 (sessenta) dias posteriores a cada turno ou ainda nos 30 (trinta) primeiros dias contados da data de retorno ao Brasil.

Seguindo orientação do Tribunal Superior Eleitoral, o Consulado-Geral em Vancouver não receberá pedidos de justificativa eleitoral. O interessado deverá encaminhar o requerimento, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde é inscrito.

É necessário anexar os seguintes documentos:
• Formulário de Justificativa Eleitoral;
• Cópia simples do título eleitoral;
• Cópia simples de documento de identidade brasileiro;
• Documento de comprovação de residência no exterior (contas, cópia do passaporte com o visto, cópia de passagem, cartão de residente permanente ou outro documento equivalente).

Para baixar o formulário, entre no site do Consulado-Geral em Vancouver.

Dica: mande tudo como carta registrada para garantir o recebimento da sua documentação.

Advertisements

One thought on “Eleições 2008 – Como justificar?

  1. Fernanda

    Muito bom o post que ajudará os brasileiros com dúvidas sobre as eleições no Brasil.

    Você poderia me informar se o consulado em Vancouver realiza o serviço de tradução ou validação da carteira de motorista brasileira para apresentar ao ICBC ?

    Abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s