38 semanas e um ligeiro desvio de rota

Começando do começo:

Em novembro, começamos a ver um seguro de vida aqui. Como é de praxe com a maioria das companhias, tivemos que fazer exames médicos. Até aí, ok, né?
Bem, semana retrasada recebi uma cartinha deles, dizendo que “obrigado, mas não podemos te aceitar agora” e o resultado dos exames. Aparentemente há uma alteração nas enzimas do fígado, que pode ou não, ser relacionada à gravidez. Bom, dia seguinte, na 3a.,  levei os exames pra minha midwife, que na mesma hora soltou a antena.

Ela pediu outro exame de sangue pra confirmar os números, que fiz no mesmo dia. Na 3a. feira à noite, ela me liga pra dizer que, sim, os números continuam iguais e que é para eu ir no hospital na 5a. feira, fazer monitoramento fetal (cardiotoco). Cheguei lá, fiz o monitoramento, ela estava lá, pediu mais uma montanha de exames pra eu fazer a cada dois dias, e marcou ultrassom pra 6a. feira passada. Fui no laboratório na 5a., no sábado e na 2a. feira. Na 3a. tinha prenatal, então ok.

Fiz outro monitoramento, que também tava ok, e a obstetra começou a falar da necessidade de indução, caso o problema no fígado seja relacionado, embora ela achasse muito improvável, pois vêm junto outros sintomas (hipertensão, edemas, dor-de-cabeça forte, etc) e eu não tenho nada.

Bom, na 6a. feira (ontem) fiz o tal do ultrassom. O que era pra levar 20 minutos, levou mais de 1 hora. A técnica ficava medindo 10 vezes alguns números e, claro, sem me explicar. Acabada a ultra ainda tive que esperar pelo relatório pra levar pro obstetra no andar de cima. A curiosa aqui abriu, obviamente, e não dizia nada de mais, aparentemente.

Levei pra OB, que pediu pra eu fazer outro monitoramento (é, mais um!!). Daqui a pouco vem a enfermeira tirar pressão, medir temperatura e eu, já com aquela cara de “qq acontece?”. O OB veio explicar que o fígado não tá tão complicado quanto parecia e que um especialista iria me ver no mesmo dia.

Porém, a ultra mostrou também que o líquido amniótico está baixo e a placenta não tá funcionando como deveria. Que o quadro apresentado é visto normalmente quando já passou da data prevista, 1 semana, 10 dias. E no meu caso, ainda tem 2 semanas pra chegar lá. Explicou que vou ter que fazer monitoramento todos os dias e começar a pensar em indução. Mas primeiro, ele queria ver o especialista do fígado pra decidir o que fazer.

Bom, cheguei no hospital às 10 pra ultra e, àquela altura já eram 2 da tarde. Liguei pro Kam pra ele ir me encontrar lá no hospital. Uma enfermeira maravilhosa lembrou que eu ainda não havia comido nada e arranjou um almoço pra mim :-).

O tal do especialista veio, fez um monte de perguntas, saiu. Voltou com a chefe e mais 5 médicos, que também trocentas outras perguntas, pediu OUTRO exame de sangue, que deu na mesma e quer que eu ligue pra ela após a Valentina nascer, pra marcar uma consulta, já que só assim tem como excluir a gravidez como causa do problema. E deixou pedido pra mais um exame de sangue (a esta altura, imagina o meu braço…).

Tá, ok.

Daqui a pouco chega a minha midwife, que o OB chamou. Ela olhou os exames, concordou com ele e avisou. Indução na 2a. feira, se tiver lugar na maternidade. Enquanto isso, continua o monitoramento…..

Agora, imagina a minha cara. Totalmente despreparada pra isso…. fisiologicamente, eu tô. Valentina tá encaixada, estou com 2cm de dilatação, quer dizer, neste ponto tá ok. Mas emocionalmente, tô morrendo de medo. Já avisei a minha mãe e alguns dos meus amigos aqui.

A idéia do trabalho de parto, ao meu ver, é te preparar, começa com as dores, a bolsa, tampão, etc, tudo gradual. Mas numa indução, não dá pra saber, né?

Ai ai. Mas sim, eu posto aqui se for pra indução na 2a., na 3a, etc….

E dona Valentina vai chegar no frio! Aqui tá com sensação térmica de -6C hoje…

Advertisements

9 thoughts on “38 semanas e um ligeiro desvio de rota

  1. Oi Fernanda,

    Aqui e’ o David, ja’ te mandei email algumas vezes no passado pra perguntinhas de recem-chegado…nao sei se lembra de mim.

    Bom, a minha mulher tb deu a luz dois meses atras e durante o trabalho de parto, ela tb teve de ser induzida.

    O trabalho de inducao e’ feito por adicao de Oxitocina por IV. Com isso a contracao vai ser induzida e vai ficando cada vez mais forte. As enfermeiras ajustam a quantidade de oxitocina dependendo do progresso de dilatacao. Quando as contracoes ficam mais fortes, vc tem opcao de usar os tipos de anestesicos que vc ja’ deve saber. A minha mulher optou por Epidural como um controle de dor mais eficaz. Vc nao sentira’ nada da cintura pra baixo, somente pressao. Com epidural, geralmente vc fica mais relaxada e a dilatacao vem bem mais rapida, vc pode dilatar de 3 pra 10 centimetros em questao de duas ou tres horas. Se vc optar por epidural, tem que avisar na hora pois eles nao tem anestesitas de prontidao no hospital, geralmente eles tem “page” o anestesita pra aplicar o epidural que pode demorar muito pra chegar, entao avise qt antes melhor.

    Bom, e’ isso. Boa sorte no parto e que Deus te acompanhe o processo todo.

    David

  2. Fer, vai dar TUDO certo. Não fica com medo. Você está sendo atendida por profissionais qualificados e tudo vai ficar bem, tá? Vou ficar na torcida daqui do calorão do nosso Brasil, mandando vibrações positivas pra Valentina chegar super bem! Beijos!!

  3. Vai dar tudo certo… Esse povo sabe o que está fazendo e, claramente, se preocupam com você.

    Pense no rostinho da Valentina, que você vai conhecer daqui a pouquinho 🙂

    Estou na torcida pra que dê tudo certo.

    Beijo,

    K.

  4. Nossa, quantas emoções, hein?! Só vi seu post hoje… Será que a Valentina já está nascendo uma hora dessas? Estou aqui de longe mandando muitas energias positivas e aguardando as notícias da mais nova família feliz de Vancouver! 😉

    Beijos,
    Mari

  5. You know all I have to say. You are as strong as a rock. Talk to you later. 🙂 Snow and Prada are sending hugs and kisses to valentina, you and Kam.

    Ps: our pipes are frozen today 😛

  6. Pelas fotos já vi que está tudo bem, que dona Valentina nasceu grande, cabeluda e linda!
    Parabéns pela filhota e que ela te traga muita alegria.
    Beijos!

  7. Passei aqui pra perguntar como foi tudo e vi as fotos!

    Parabéns, ela é linda!!! Muita saúde e falicidades pra família!

    Beijo,

    K.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s