E o bolso, como fica?

Uma das coisas que mais custei a entender foi como a licença-maternidade e benefício-família funcionam aqui no Canadá. A Ana Paula fez um post excelente sobre isso lá no blog dela.

A licença aqui é de 1 ano. Os três primeiros meses são para a mãe (maternity leave) e o restante pode ser dividido entre os pais (parental leave): a mãe pode tirar toda a licença, o pai tirar toda ou dividirem, uma das opções.
O valor pago é até 55% do seu salário, até o teto de CAD$435 por semana, dependendo da sua renda. Aqui em casa, consegui receber o teto. Você tem que entrar com o pedido após sair de licença e as duas primeiras semanas não contam no benefício. Em tese, é 1 ano. Na prática, 50 semanas. Geralmente leva um tempo para começar a receber o dinheiro. Pra mim levou 1 mês e meio, mas o pagamento é retroativo.

O pedido pode ser feito online, onde você tem que preencher zilhões de perguntas e criar um profile. É lá que você vê a quantas anda o pedido, os pagamentos feitos e qualquer outra informação referente ao benefício.

Depois que o bebê nasce, há outros 2 benefícios. Um é Universal Child Care Benefit, onde o Governo paga CAD$100 para todas as crianças de até 6 anos.  O outro é o Canada Child Tax Benefit and BC Family Bonus, onde o benefício é pago de acordo com a renda da família. Para ser elegível ao valor todo, a renda familiar deve ser abaixo de CAD$37.885 (não me perguntem o porquê deste número exdrúxulo).

Nós enviamos os pedidos 1 semana após a Valentina nascer. Recebi o dinheiro ontem, 8 semanas depois. Pelo menos é retroativo.No meu caso, tive direito a CAD$42,12 por mês. Dá pra uns 2 pacotes de fraldas…rs

Advertisements

7 thoughts on “E o bolso, como fica?

  1. Eu consegui o teto também, Fer. Eu bobeei pra aplicar pros benefícios e ainda tô esperando… da Laura eu só recebo o Universal Child Care, não os outros. Vamos ver se com Alice eles resolvem dar mais um pouquinho… 😉

  2. Oi Fê! É verdade que algumas empresas complementam o valor do maternity leave, deixando-o mais próximo ao valor do salário? Acho que a empresa que trabalhei aí em Vancouver fazia isso! A Valentina está muito fofa! E as fotos mais recentes ficaram lindas!

    Beijos, Mari

  3. Ou seja, é uma grande queda na renda familiar, não? E justo num momento em que a despesa aumenta! Não é a toa que a natureza exige duas pessoas para gerar um bebê… Já imaginou ser mãe solteira com uma renda dessas?

    Valentina está linda e as fotos fantásticas! Parabéns!

    Beijo,

    K.

  4. Esse seu site é muito bom para informações, sou nova em Vancouver e estou grávida e tem muitos brasileiros aqui? Beijoes

  5. Oi Marcela, aqui em Vancouver tem bastante brasileiros sim.
    Você está de quantos meses? Há várias mamães por aqui e temos um grupo que se encontra 1x por mês na Associação de brasileiros (BCA). Aonde em Van você está morando?

    bjs

  6. Oi Mariana,
    Algumas empresas complementam sim, mas não todas. Aliás, muito poucas e geralmente são as maiores, multinacionais (infelizmente!!)….

    bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s