Finalmente, a carteira de motorista

Pra quem me conhece, sabe que eu fiz a prova prática 5 vezes. Pois é, tudo isso. Obviamente, faltou um pouco de empenho/conhecimento/paciência da minha parte. Mas o teste é chato.

Acho que muuuito tempo atrás, fiz um post sobre como tirar a carteira de habilitação aqui em BC.

Vamos começar de novo?

A carteira brasileira, posso usar?
Sim, com algumas observações:
1) Residentes permanentes podem dirigir usando a CNH durante os 3 primeiros meses após a chegada.
2) Turistas, estudantes, trabalhadores (vistos temporários) podem usar a CNH por 6 meses.

Já estou aqui há mais de 3 meses, o que tenho que fazer?
A primeira coisa é se dirigir à um escritório do ICBC (Insurance Corporation of British Columbia), que é o departamento responsável pela emissão das carteiras.
De posse de 2 identificações (passaporte e PR card, por exemplo), você apresenta a CNH brasileira. Se tiver sorte, como eu, não haverá necessidade de tradução nem legalização da carteira. Você vai receber um livro (“Roadsense for drivers) sobre as regras de direção daqui. Recomendo ler pois tem muita coisa bem diferente do Brasil.
Se tudo tiver ok, você poderá fazer o teste teórico (knowledge test). Não precisa marcar horário e o valor é de CAD$15. Para passar é necessário ter 80% de acertos. Uma coisa muito boa é fazer o simulado online, no próprio site do ICBC.  Pode fazer quantas vezes quiser.
No dia da prova, caso você passe, eles retêm a sua CNH e só devolvem quando você for aprovado no teste prático. Você recebe uma carteira provisória, que te permite dirigir com outro motorista habilitado acompanhando.

Depois de passar, você já pode marcar o teste de direção. Mas aí que vem a parte chata da história.
Muitas regrinhas são diferentes para nós, como o shoulder check (virar o rosto antes de mudar de faixa ou virar à direita), virar à esquerda nos cruzamentos, entrar em rodovia. Além do limite de velocidade, que é bem mais baixo do que eu pelo menos estava acostumada em São Paulo (50km/hr para grande parte, 30km/hr para áreas escolares, 90km/hr na rodovia.

Nas duas primeiras vezes que fiz o road test, não estava preparada. Faltou treino, confiança e maior conhecimento das regras daqui. Acabei desencanando, minha carta provisória venceu e não pensei mais no assunto até engravidar.

Ano passado enrolei até onde pude e no final do ano passado resolvi levar a sério.

Passei no knowledge test e antes de marcar o road test, decidi que faria aulas. Peguei essa empresa, Valley Driving School, fiz o teste 2x com eles. Não gostei muito do instrutor, deu cano algumas vezes e não tinha muita didática pra ensinar. Como não conhecia ninguém mais fiquei. Após ser reprovada pela 2a. vez com eles fui atrás de outro professor.

Na Associação de Brasileiros tinha o cartão deste outro instrutor. Descobri que a Lucy, minha vizinha, fez aula com ele e passou. Ela gostou bastante dele e resolvi tentar.

Gostei muito dele. Simpático, paciente e explicou direitinho o que eu tinha que fazer, onde estava errando e porquê. Fiz 2 horas de aula no sábado e mais 3 horas antes da prova. Deu certo! :grin::mrgreen:A prova em si foi bem tranquila (talvez por eu estar mais tranquila também) e não tive maiores dificuldades. Agora outra amiga minha, a Marcella tá fazendo aula com ele e vai passar, sim, com certeza. Para fazer a prova, o valor é de CAD$50 e em caso de reprovação, tem que esperar 15 dias pra poder fazer de novo. Caso você passe, o valor da carta é de CAD$31. A carta será válida por 2 anos, por ser a primeira e depois basta renovar e então, ela será válida por 5 anos.

Depois que passei, voltei no escritório do ICBC onde estava a minha CNH e já peguei de volta. Agora posso também dirigir no Brasil, sem problemas.:grin::razz:

Pra quem está tirando a carteira canadense em Vancouver e região, segue o contato dele:
Maurício García (mexicano) – 604-451-7441 ou 604-3347

4 thoughts on “Finalmente, a carteira de motorista

  1. Olá, Fernanda!

    A sua dica sobre tirar a carteira foi ótima!
    Também estou em Vancouver e gostaria de saber qual escritório do ICBC você foi onde não pediram a tradução. Você se lembra? Obrigada!

  2. Ja vi vários link explicando como tirar carteira e exame de direção em carros. Mas você conhece alguem que fez exame para moto?

  3. A carteira.
    Hoje 16/02/2010 fui tentar passar no teste de rua de direcao aqui em Toronto, como ja tinha carteira no Brasil desde de 2002 tomei a decisao de ir logo para G sem passar pela experiencaia da G2. bem tomei algumas aulas com um otimo professor(muito bom mesmo,calmo, paciente e bem amigo)ele nao e Brasileiro nem tao pouco Canadense mais fala muito bem Ingles e lhe esclarece tudo.ele me disse que realmente deveria tentar para G. entao la fui eu como sempre todo teste tem aquele momento de nervossimo entao falei quero pegar logo um cara legal,mais que nao seja velho ou de origem oriental( sem preconceito) mais acho eles mais exigentes. bem o Cara chegou nem mesmo olhou as luzes e entrou acho ate q ja conhecia meu professor de direcao rsrs, pois e ai comecamos e logo pensei nao vou passar o cara so anotava, mandou eu para depois e fazer uma balisa nao fui tao bem e pedi para repetir,ok, logo em seguida mandou fazer os tres pontos,legal fui bem, depois me pedir para para e fazer parkiamento e ligar a luz de alerta nao entendi e parei perto demais da placa de stop, logo em seguida a policia parou do lado e perguntou pq ele esta ali pq ali nao era local de teste rsrs pensei me ferei,nao vou passar, mais continu-e bem calmo e segui a instrucoes do meu grande professor Asad.Bem quando chegou no local perguntei cometi muitas faltas? ele nao me falou nada rsrsr so me entregou a folha amarela e nem olhei e me disse vai ate o guiche e cheque ok.entreguei a folha meu professor ele me disse vc nao passou e riu quase morri rsss logo em seguida ele disse rindo vc foi muito bem passou ja pode dirigir!! eu nao te falei? rsss passei de prima bom demais uai trem bom kkkk agora e so espera a danada. boa sorte galera. se alguem precisar de um exelente professor o tel dele e 4169923786 o nome Asad gente muito fina eu aprovo. alem do mais pega em casa e leva vc em casa bom ne boa sorte gente

Leave a Reply

