Por que querem que o bebê cresça tão rápido?

Começou de maneira inocente: “Ela tá com cólica, só pode. Tem que dar chazinho”, com 1 semana de vida. Depois, “Ela já dorme a noite toda?”, com 1 mês.

A cada conquista da baixinha, uma pergunta a mais. Quando ela começou a firmar a cabeça, “já tá sentando sozinha”. Quando começou a dormir mais, “já sabe dormir sozinha?”. Quando fez 4 meses, “já começou a dar papinha?”.

E por aí: “Ela já rola?”, “ela já come? “, “já deu papinha, chazinho, suquinho?”.

Às vezes fica parecendo que o bebê não pode ser bebê. Tem que ser como um filhote de cavalo que, ao nascer, já sai correndo com as próprias pernas. Esquecem que o bebê – humano – é único. É totalmente dependente e seu desenvolvimento leva um tempo. Não dá pra esperar que um bebê durma a noite toda ou siga uma rotina quando é recém-nascido. Fisiologicamente é impossível para eles (se você tivesse um estômago menor que uma uva, também iria acordar a cada 2 horas pra comer, né?).

Todo mundo diz, “aproveita que ela cresce rápido”, “aproveita enquanto ela ainda é pequena”, mas ao mesmo tempo, parece que todos querem que ela cresça antes do tempo. Com 4 meses, tem que comer, beber outras coisas além de leite (seja materno ou fórmula), rolar, sentar sozinha, dormir a noite toda, aprender que “manha não funciona” (como se um bebê dessa idade soubesse o que é isso), ser independente e não ficar grudado no colo. Ah, não esqueça da r-o-t-i-n-a. Sim, bebê que se preze tem que ter rotina antes de sair da maternidade “senão a mãe fica escrava das manhas”.

Aos poucos, vamos aprendendo a criar filtro e eliminando as intromissões desnecessárias.

Apesar de tudo isso, o bebê cresce, claro. Valentina fez 4 meses, tá ficando cheia de dobrinhas, cada dia mais esperta. Mas claro, não basta rolar de um lado. TEM que rolar dos dois lados, “como assim ainda não rola?”.

Minha filha tem seu tempo. Ela segura a cabeça sozinha e super bem, tá sentando com pouquíssimo apoio, sorri pra todo mundo, tá virando (DE UM LADO), segura os brinquedos, sabe que vai comer ao ver o babador, ajuda a segurar a mamadeira ou o peito, está dormindo de 7 a 9 horas seguidas à noite, presta atenção na conversa, fica tagarelando -do jeito dela- o dia todo, adora banho e mais um monte de outras coisinhas lindas que aparecem a cada dia.

Mas isso tudo não é o suficiente. “Será que ela vai falar cedo?”, “ela vai engatinhar logo”, “os dentinhos estão nascendo, olha a baba”, “já tá na hora de dar suco pra essa menina”. Para quê tanta pressa, eu pergunto?

Quando for a hora ela vai engatinhar, andar, falar, ter dente, comer comida. E eu quero aproveitar cada minutinho dessa vidinha tão nova. Me maravilhar com o presente, ver cada conquista da baixinha. Acertar o alvo ao tentar pegar o brinquedo, sentar. Coisas tão banais para nós, adultos, e tão árduas para eles.

Valentina tá crescendo :cool:. Tenho já saudades de quando ela era recém-nascida. Cada choro, movimento, minuto, tentando descobrir quem ela era. Mas estou vendo a pequena se desenvolver, ganhar peso, ficar cada dia mais “conectada” à nós. Sei os seus choros, sei quando é fome ou sono. Ou apenas cansaço ou querendo fazer algo diferente (como sentar!). Como é bom acordar de manhã e ser recebida com um sorriso tão inocente!

Sim, ela vai fazer tudo o que me perguntam hoje. Quando? Não sei. Em 1 mês, em 6 meses, quem sou eu para forçar o crescimento dela?

Por que querem que o bebê cresça tão rápido? Aparentemente porque, segundo alguns, bebês não podem ser bebês. São mini-adultos que têm que “entrar na rotina da casa” desde cedo, não podem fazer manha, devem ser deixados chorando para aprender a dormir sozinhos e por aí vai.

Um bebê é só um bebê. Ou alguém já viu algum adolescente chorando desconsolado porque os pais resolveram ir ao cinema num sábado à tarde? Ou um universitário usando fraldas, mamando e usando chupeta? :wink:

Mãe, eu ainda vou ser maior que você, viu?
Mãe, eu ainda vou ser maior que você, viu?
7 thoughts on “Por que querem que o bebê cresça tão rápido?

  1. amei seu post…. tá certíssima… deixa ela na dela… essa coisa de ficar apressando não tá com nada… depois vira aquelas mãe neuróticas que querem competir se a filha já sabe ler, antes mesmo de ter sido alfabetizada na escolinha…

  2. Minha irmã só foi dar comida para as crias dela quando eles já estavam com quase 1 ano. Não é à tia que a pobre da minha sobrinha chorava o tempo todo. Devia ser de fome! Ela tb diz que não vê a hora da pequena fazer 1 ano (mês que vem) porque aí já começa a andar e larga um pouco do colo. Uma vez perguntei se ela realmente gostava de ser mãe…rsrsrs
    Bjs

  3. Ameiiiiii seu depoimento :):):):):) Me vi passando por tudo que vc falou ……. Muitossss questionamentos…….Meu pequeno ja esta crescendo, ficando cheio de dobrinhas , tenho percebido como o tempo tem passado rapido e tenho tentado aproveitar cada minuto :):):):)

  4. CLAP CLAP CLAP!
    Amei o post. Devia ser leitura obrigatória para todas as mães hehe.. lindo mesmo Fer. Cada bebe tem seu tempo. Claro q atingir milestones é importante, mas se desenvolver naturalmente é mais ainda.. beijao

  5. Eu não tenho filhos, mas concordo com cada palavra que você escreveu!! PARABÉNS!!! Muito bem escrito!!!

  6. É isso aí, Fê. Cada criança tem um ritmo, uma história. Se fosse tudo por manual, ia ser uma monotonia só! Laura, por exemplo, não engatinhou… andou direto. E aí me disseram que não era bom porque pulou uma fase… ah, faça-me o favor!!! Tem que aproveitar sim e seguir o seu coração de mãe. O resto, é resto. E os palpiteiros nunca vão sumir, viu… tem que aprender a ignorar. 😉

  7. MARAVILHOSO O SEU POST….BEBÊS SÃO APENAS BEBÊS E NÃO SUPER MÁQUINAS DOTADAS…..APROVEITAR CADA MOMENTO É O QUE PODEMOS FAZER E MORRER DE SAUDADES DO TEMPO QUE ESTÁ SE PASSANDO É O QUE NOS RESTA….PARABÉNS E BJUS..

Leave a Reply

