Pavor de lavar a cabeça. O quê eu eu faço?

Cá estou eu precisando de ajuda com dona Valentina. De um tempo pra cá (quase 1 ano) tem sido cada vez mais difícil lavar a cabeça dela. Ela simplesmente tem um ataque de nervos toda vez que tento lavar. Não estou falando de manha simples, mas de pavor. Hoje mesmo, foi ela sentir a água encostando no cabelo dela, que ela PULOU da banheira, gritando, chorando muito, completamente agarrada em mim, tentando sair da banheira (escalando a parede). A muito custo consegui acalmá-la, mas não consegui lavar a cabeça. Já tentei um monte de coisas mas nada deu certo:

  • entro na banheira com ela pra tomarmos banho juntas
  • deixo ela lavar a minha cabeça
  • damos banho e lavamos a cabeça dos brinquedos dela
  • mostrei livros sobre o assunto (inclusive um que comprei semana passada sobre um bebê que adora banho mas chora na hora de lavar a cabeça)
  • mostro desenhos e comento quando o personagem favorito dela tá lavando a cabeça
  • uma amiga minha já tentou dar banho

E em todos os casos, só de comentar isso ela já fica completamente tensa, para de falar de falar na hora.

Ela tava dando trabalho pra entrar na banheira, agora melhorou, brinca numa boa no banho. O problema é na hora de lavar a cabeça. Hoje o stress foi tão grande que chorei de nervoso. Não sei mais o que eu faço.

 

UPDATE: Continuamos na mesma. Já tentei de tudo quanto é jeito, chuveirinho, chuveirão, baldinhos, deixar ela mesma molhar, o pai, outro banheiro, outro horário, conversar, mostrar vídeos, música, livros.

Da última vez, ela decidiu molhar o cabelo sozinha. Chorando HORRORES, mas molhou e passou o shampoo. Agora nem isso. Levei na piscina e se divertiu um monte, nem parece a mesma criança. Vai entender?

9 thoughts on “Pavor de lavar a cabeça. O quê eu eu faço?

  1. Olá Fernanda,
    Nossa que chato isso!
    Fiquei pensanso em como te ajudar e aí e vieram algumas dúvidas…ela molha a cabeça na piscina, tipo afunda. Se sim, vc pode tentar algo nessa linha, como se o banho fosse a piscina e vc pode tentar conversar com ela qd estiver se divertindo na piscina, dizendo q o banho é igual!
    Outra coisa q pensei, e q fazia com minha pequena qd tinha 1 ano e pouco, era na hora de lavar a cabeça deitar ela no meu braço, (só a cabeça, o corpinho ficava deitad na banheira), e ir jogando a água devagar, sem deixar cair no olho, q no caso da minha filha era o problema. Depois q ela ficou mais confiante, eu usava um balde, mas continuava lavando a cabeça com ela deitadinha no meu braço.
    Penso q como sua filha já deve ficar super desconfiada com qualquer tentativa de lavar a cabeça, acho q seria bom, “brincar” de deitar nos braços da mamãe, bem relaxada, tentando boiar.. etc…etc…( já fala logo q não vai lavar a cabeça, p ver se ela fica tranquila e relaxada) para talvez em um outro banho vc ir aos poucos tentando passar as mãos, colocar shampoo e quem sabe conseguir acabar com esse stress!!
    Sei q é difícil, mas tente ter paciência e n demostrar nervosismo… ( fáci falar….)
    Boa Sorte!
    Abs Beatriz

  2. Hi Fernanda,

    Sou daqui de port moody tb…

    Meu filho tb tinha esse problema, ele tem quase mesma idade da sua filha. Consegui resolver esse problema com os brinquedinhos que vc usa na banheira. Ele ficou tao distraido com os brinquedos que esqueceu do medo da agua no cabelo…

    Tenta usar uma toalha pra secar o rosto dela quando a ague desse no rosto dela tb….isso o confortava bastante tb…

    Aho que eh isso…espero que ajude…

    Boa sorte…

    David

  3. 1 palavra: Regador!

    Sabe esses de criança pequenos?
    É isso que usava quando dava minhas aulas de nataçao ainda ano Brasil, primeiro para ver a aceitacao do bebe com a agua no rosto, caso apresentem qualquer sinal de repulsa, o regador passa a ser usado para adaptacao e aceitacao, inclusive pedia aos pais para usar durante o banho do bebe. Se o problema é a agua caindo no rosto nao adianta forcar, ela nao vai aceitar, e o escandalo sera maior e maior. Compre um regador pequeno e brinque com ela, diga que é chuva, molhe os brinquedos, molhe a sua cabeca, e pergunte se pode molhar a dela, é um exercicio diario, mas garanto que logo logo ela vai comecar a aceitar…

    Vc tambem pode ensinar ela a fazer bolinhas com a boca, so a boca dentro d’agua, isso tambem ajuda com a angustia da agua no rosto..

  4. Eu passo por esta mesma situação com a minha filha de 3 anos. A hora de lavar a cabeça é uma verdadeira tortura, tanto pra ela quanto pra mim. Já tentei tantas coisas… Ela tenta fugir, ñ deixa eu segurar a cabeça dela pra traz pra ñ escorrer água no rosto, ñ adiantam brinquedos, nem banheira, nem chuveirinho, nem chuveirão, nem conversa, nem histórias, nem botar medo q vai cair o cabelo, nem nada! Acho q é só ter q esperar q essa fase passe mesmo… Que difícil né?

  5. Hello would you mind letting me know which web
    host you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot
    quicker then most. Can you recommend a good web hosting provider at
    a reasonable price? Thank you, I appreciate it!

  6. May I simply just say what a relief to uncover someone who really knows what they’re talking about over the internet. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. More people ought to look at this and understand this side of your story. I was surprised you aren’t more popular because you most certainly have
    the gift.

  7. You’re so awesome! I do not think I’ve read through anything
    like this before. So wonderful to discover somebody with a few
    unique thoughts on this topic. Seriously.. thnk you for starting this
    up. This website is one thing that’s needed on
    the web, someone with a little originality!

Leave a Reply

