Um sonho de escola

Esta semana a Valentina começou a escola. E, olha, preciso dizer que fiquei impressionadíssima com as salas e o espaço aberto. Excelente!

Nestes dias ela teve poucas horas dentro da sala, parte do chamado “gradual entry” (adaptação gradual). Como é? Para as crianças do kindergarten, a pré-escola no Brasil, a primeira semana é para conhecer a escola, os colegas, os professores e, aos poucos, se acostumar com a nova rotina.

Até dois anos atrás, a maioria das escola tinha kindergarten somente em meio-período, das 9h às 12h. Agora, todas as escolas públicas da província têm kindergarten em tempo integral, das 9h às 15h. Isso implicou em, claro, aumentar a capacidade das escolas, acostumar os pequenos a passar o dia lá, sem soneca, com almoço por lá mesmo. Para as crianças que já ficavam em creche, como a Valentina, a mudança não é tão complicada, talvez, com exceção da soneca, que agora ela terá que cortar. As crianças que faziam apenas o preschool (jardim) ou ficavam em casa com um dos pais, terão um rotina completamente pela frente. Por isso, essa semana especial.

Cada escola tem um horário diferente. Na da Valentina, como está sendo: no primeiro dia foram só 45 minutos para todos alunos, do pré até a 5a. série. Apenas para conhecer a escola e pegar as primeiras orientações. Para os alunos da 1a. série em diante, os outros dias já eram com aulas normais, embora bem tranquilas até a semana que vem. Para ela, recebemos um calendário com os horários em que ela iria para a escola. Um dia foi meia hora na sala, com os pais juntos. No outro, 1 hora, sem os pais e aumenta gradativamente até a 4a feira que vem, quando as turmas estarão definidas e nós saberemos qual será a sala e a professora definitiva dela.

As escolas públicas não tem uniforme, apenas as particulares e as católicas (também particulares, mas a um preço bem mais acessível). Tenho sorte de morar num distrito escolar com MUITA opção de escola. Tem Montessori, imersão em francês ou mandarin, homeschooling, entre outros. Como o programa que a Valentina vai é novo e só tem na escola dela, o investimento lá está sendo grande. O parquinho está novo, acabou de ser reformado, as salas foram mudadas todas no ano passado, com móveis e decoração baseados no projeto do Reggio Emilia.

A escola é uma das menores do distrito. Ano passado recebeu somente 140 alunos. Havia turmas de 9-12 crianças, apenas. Como o número de matrículas, vinha diminuindo ao longo dos anos, a Secretaria de Educação escolheu a Meadowbrook para este projeto. Na província inteira, há duas escolas com o programa Reggio Emilia, a da Valentina e uma em Burnaby.

Alguns dos elementos da sala:

Elementos da sala

 

 

 

 

 

 
IMG_9725

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_9721

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um palco, no meio da sala:

IMG_9726

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinho de leitura e futura área com as fotos de cada família:

IMG_9728

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O natural e a tecnologia: Blocos de madeira para atividades diversas e o quadro-branco chama-se Smart Board. É como se fosse um tablet, onde a professora e as crianças podem escrever com canetas especiais ou o dedo. O material pode ser salvo no computador e enviado aos pais por email.

IMG_9729

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_9738

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_9741

 

 

 

 

 

 

 

 

Urso de pelúcia gigante do Canada Post no meio do corredor da escola:

IMG_9748

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos três parquinhos e a escola láááá atrás.

IMG_9762

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

One thought on “Um sonho de escola

  1. Muito bacana a sala da Valentina! Não conheço nada sobre esse método de ensino, Fê. Vou ler o seu outro post pra conhecer, mas super bacana uma escola tão novinha! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s